Se você gosta de escrever e está desempregado, saiba que o mercado digital é uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro. Uma boa ideia é criar um blog de nicho. No entanto, como criar um blog passo a passo? Neste post, você vai aprender tudo sobre o assunto. Também vou contar como criei o blog Empreender Depois dos 30 e mostrar que ter um espaço digital é mais barato que você imagina.
E aí, quer conferir o conteúdo? Siga os tópicos do artigo! E caso precise de ajuda profissional, veja porque contratar uma consultoria de Marketing Digital para a sua empresa. veja porque contratar uma consultoria de Marketing Digital para a sua empresa.
Leia também: Meu negócio no Google: aprenda como registrar a sua empresa!
Afinal, o que é um blog?
Se você deseja saber como criar um blog, entenda que ele é um tipo de site estruturado para compartilhar conteúdo. Ele pode ser de vários nichos, por exemplo:
- Empreendedorismo;
- Saúde;
- Tecnologia;
- Mercado de Afiliados;
- Relacionamento;
- Política;
- Marketing Digital;
- etc.
Um blog também é um espaço para compartilhar poesias, dicas de culinária e do lar, conhecimento pedagógico ou qualquer assunto que você domina. Outra característica dessa estrutura é que você não precisa atualizá-la todos os dias. O Empreender Depois dos 30, por exemplo, é atualizado uma vez por semana. Entretanto, é importante publicar conteúdos sempre que puder, pois isso ajuda a rankear no Google. Os artigos podem ser escritos com 500, 800, 1000, 1200, 1500 e até 2000 palavras, de acordo com sua estratégia.
Tem blogs com artigos que passam de 2000 palavras. Além disso, quem tem um blog, publica infográficos, vídeos do Youtube e até conteúdos em áudio. A ideia é produzir material rico para quem acessa a estrutura e, assim, você se tornar uma autoridade e ganhar dinheiro na Internet.
Qual é a diferença entre blog e site?
A primeira diferença é quanto ao intervalo das atualizações. Enquanto o blog deve ser atualizado pelo menos uma vez na semana, o site é estático. Ou seja, você só atualiza o texto da página principal ou o produto, como é o caso da loja virtual.
Um bom exemplo são os sites de empresas. Na página principal, você encontra um menu com “Quem Somos” ou “A Empresa”, “Produtos” ou “Serviços”, “Blog” e “Contato”.
Para ler os artigos do blog, você precisa acessar a categoria de acesso ao blog, ou seja, você terá que clicar no menu. Outra diferença é que no blog, você atualiza os conteúdos antigos. Por exemplo, imagine que você deseja escrever sobre um aplicativo. Depois de um ou dois meses, pode abrir o artigo e atualizá-lo. Inclusive, isso é importante para permanecer nas primeiras posições do Google.
Pois, hoje, o buscador prioriza nas primeiras posições os artigos que entregam uma resposta completa para o usuário. Portanto, quanto mais conteúdo rico, melhor!
Como criar um blog e ganhar dinheiro?
Você pode criar blog WordPress. Essa é a melhor dica. Falo isso porque já tive blog gratuito, porém não alcancei os resultados esperados. Já depois que contratei uma hospedagem e investi em um template focado em conversões, a história mudou! Em dois meses trabalhando profissionalmente, atraí visitantes para minha estrutura, fiz vendas como afiliada e fechei projetos de produção de conteúdo.
Então, investir em meu blog foi a melhor decisão que tomei nos últimos meses. Além de todas essas dicas, se você deseja saber como criar um blog passo a passo, você deve:
Escolher um nicho
Para você que deseja saber como criar um blog passo a passo, tem um mundo de possibilidades. No entanto, há alguns assuntos que são mais interessantes que outros, quando falamos sobre ganhar dinheiro com blog. Tecnologia, relacionamento, emagrecimento, receitas, música, moda, viagens e até livros são bons nichos para um blog.
Empreendedorismo, como este blog, marketing digital ou marketing de afiliados são áreas interessantes, porém, há muita concorrência no Google para as palavras-chave. Por exemplo, o Empreender Depois dos 30 concorre com blogs como Sebrae, Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, etc. Sem contar os temas relacionados ao marketing digital, os quais são abordados por grandes agências.
Aí você tem blogs como da Rock Content e Resultados Digitais. Então, a minha dica é investir em um nicho que seja fácil de rankear no Google, caso precise de resultados mais rápidos.
Escrever sobre um tema que domina
Se eu puder dar uma dica de verdade para você que deseja saber como criar um blog passo a passo, o conselho é: escreva sobre algo que realmente gosta e domina. Desta forma, os resultados são melhores e seu público percebe. No entanto, outra dica é não desistir no primeiro obstáculo. Blog é um projeto para médio e longo prazo. O Empreender Depois dos 30 começou há 3 anos, mas como o iniciei de forma errada, em plataformas que não valem a pena, perdi tempo e demorei a ter resultado.
Por fim, se você ainda não tem a certeza sobre o que escrever, não deixe que isso o empurre para baixo e faça desistir. A maioria dos blogs de nicho passa por várias mudanças até alcançar o objetivo. Então, força por aí, comece a trabalhar e mergulhar fundo na escolha do nicho!
Escolher um domínio
O domínio é o endereço do blog. Como você já sabe, do Empreender Depois dos 30 é o www.empreenderdepoisdos30.com. Para escolher o endereço virtual, sugiro um nome que mostre ao leitor a intenção da sua estrutura. No meu caso, são as pessoas acima de 30 anos que se identificam com meu blog. Além disso, sugiro que você evite endereços em inglês. Isso dificulta a memorização do domínio. Também nada de colocar números em seu endereço, ok?
Encontrar uma hospedagem e registrar um domínio
Já escolheu o nicho e pensou no domínio? Então é hora de escolher a sua hospedagem. Só para entender, a hospedagem é o serviço que você utiliza para publicar o seu blog. A que indico e uso no Empreender Depois dos 30 é a Hostinger. A primeira vantagem do serviço é, sem dúvidas, o suporte maravilhoso!
Nunca fiquei sem resposta para as minhas dúvidas. Você entra no painel do cliente, encaminha a pergunta e em minutos a empresa retorna com a solução. Além disso, quando você contrata a hospedagem, tem o domínio gratuito por 1 ano. Também é preciso falar sobre o preço do serviço.
Aqui no blog, por exemplo, optei pelo Plano Premium anual. Como o próprio nome diz, você só paga uma vez ao ano. Acho prático e mais barato que o mensal.
Instalar o WordPress
Sem dúvida, o melhor painel de controle para trabalhar. O WordPress é simples, pois basta instalar alguns plugins para a sua estrutura funcionar do jeito que você precisa. Já usei o Blogger e o Joomla. Sinceramente, não gostei. Com o Blogger, mesmo fazendo as configurações de SEO (técnicas de rankeamento para mecanismos de busca), demorei muito para alcançar as primeiras posições do Google.
Já no Joomla, trabalhei com um site de notícias e achei complicado subir as imagens para o blog, pois há um jeito de salvá-las sem pesar na estrutura, mas que você perde tempo. Não recomendo! Quanto ao WordPress, ele tem outra vantagem. Você consegue instalar um plugin chamado Yoast SEO. A versão gratuita entrega tudo que você precisa. Esse plugin te ajuda a trabalhar o SEO dentro do artigo.
Aprender SEO
Para conseguir aparecer nas primeiras posições do Google, você pode fazer um curso de SEO. Aplicar as técnicas para mecanismos de busca, também ajuda na pesquisa do usuário. E conteúdos bem rankeados são os que vendem. Eu mesma fiz várias vendas com alguns artigos. Há cursos gratuitos de SEO, como da Universidade Rock Content. Basta procurar no site deles e pronto! Você vai aprender algumas técnicas interessantes para artigos.
Escolher um template responsivo e focado em conversão
Deixa eu explicar uma coisa, não adianta comprar um plano de hospedagem e um domínio e não investir em um bom template para o seu blog. Perdi muito tempo e energia com templates gratuitos do WordPress e que não me levavam a nenhum lugar. Adiei o máximo a compra de um template, pois a maioria é caro. No entanto, conheci o Wolf WP e realmente me apaixonei. É o template que uso em meu blog.
Ele tem várias versões e a minha é a segunda. Como você pode observar, ele tem espaço estratégico para anúncios e também para divulgar produtos e serviços. E quanto ao preço, na época o adquiri por R$45,00 em uma promoção. Sobre as vantagens deste template, ele é indicado para qualquer tipo de blog. Por exemplo, se você quer trabalhar como afiliado, ele ajuda a fazer vendas, pois você consegue preparar páginas para captura de e-mails e muito mais. Além disso, é responsivo, ou seja, perfeito para celulares, tablets e notebook.
Contratar uma consultoria de marketing digital
Você pode também contratar uma consultoria de marketing digital para ajudar com o seu blog pessoal ou da sua empresa. Uma agência de marketing digital vai poder auxiliar sobre como construir uma boa estratégia de SEO e fazer o seu blog crescer.
Definir a sua linha editorial
A linha editorial é o que vai definir o seu blog. O ideal é você focar em um único assunto. Veja alguns exemplos:
Mercado de afiliados
Faça artigos sobre o mundo do mercado de afiliados. Desde o que é, como fazer parte deste mercado, etc. Não diversifique o nicho, a não ser que seu blog seja de notícias. Aí cabe escrever sobre cultura, esportes, polícia, política, etc.
Relacionamento
Há vários assuntos sobre o tema relacionamento. Então, pense em algumas pautas legais, por exemplo: dicas para manter um casamento saudável, livros sobre relacionamento, como construir um relacionamento a longo prazo, etc… Tudo que você sabe que vale a pena incluir em seu blog. Aqui dá para falar sobre sexualidade e tenho a certeza que seus leitores vão adorar.
Empreendedorismo
No meu caso, construí uma linha editorial que chamo de tema e subtema. Por exemplo: o meu tema principal é empreendedorismo. Já os subtemas são marketing digital, desenvolvimento humano e renda extra. Como você vê, o subtema completa o tema principal. Então, neste caso, vale a pena trabalhar cada um deles. O mesmo acontece com quem dá mentoria sobre carreira. Você pode falar sobre carreira profissional e até LinkedIn, já que ajuda a conquistar vagas no mercado de trabalho.
Ainda dá lucro ser blogueiro?
Sim, porém, não é de uma hora para outra. Você tem que trabalhar muito e, às vezes, até depois do expediente. O blog exige paciência, foco e determinação. Porém, quando dá certo, você tem uma renda passiva.
Como ganhar dinheiro no blog?
Você pode ganhar dinheiro de várias maneiras. Veja:
Mercado de afiliados
Você já deve ter escutado falar sobre o mercado de afiliados, certo? Você pode vender produtos físicos e digitais deste mercado. Imagine, por exemplo, que você adora games. Pode ter um blog de nicho voltado ao assunto e vender cursos que ensinam a jogar ou até mesmo jogos. Basta se cadastrar em alguma plataforma digital para revender produtos. As melhores são Hotmart, Monetizze e Eduzz.
O cadastro é gratuito e você só vai pegar o link de afiliado e divulgar nos artigos do seu blog. Em troca, receberá uma comissão por cada produto que vender. Em alguns casos, a comissão chega a 60%. Muitas pessoas ganham a vida com o mercado de afiliados e, aqui para nós, é ótimo! Tem afiliado que consegue tirar com um blog uma quantia de R$3,5 mil a R$4mil/mês ou até mais. Eu ainda não cheguei a este nível, mas hoje o meu blog se paga. Não preciso me preocupar em ganhar dinheiro para mantê-lo.
Google Adsense
O Google Adsense são os anúncios do Google. Para ganhar dinheiro, você precisa se cadastrar gratuitamente no site. Na plataforma há um espaço para registrar o seu blog. No Google Adsense, seu trabalho será incluir um código gerado e instalar em sua estrutura. Mas atenção, você só conseguirá a aprovação do Google Adsense se o blog obedecer todas as regras.
Uma delas é ter conteúdo útil. Então, a minha dica é se inscrever no Google Adsense depois de cinco artigos publicados em seu blog. Quanto aos valores a receber, a plataforma paga por clique e em dólar. Portanto, quanto mais tráfego em seu blog (pessoas acessando), melhor! No entanto, não gosto deste tipo de monetização. Acho que os anúncios poluem a estrutura, ou seja, deixam o site feio e causam uma impressão ruim aos leitores. Outro detalhe é que você ganha centavos de dólar. Portanto, para ter uma boa grana com anúncios é necessário muito tráfego.
Conteúdos pagos
Os conteúdos pagos são artigos solicitados por empresas que desejam divulgar produtos e serviços em blog de nicho. A empresa olha o seu blog, acha legal e propõe uma parceria. É uma excelente forma de ganhar dinheiro, pois você é quem dará o preço pela publicação. Tem blogueiro por aí que cobra de R$250,00 a R$3mil por cada artigo pago. Mas, para você chegar no topo da tabela, o seu blog deve ser uma referência no mercado.
Ainda sobre esse tipo de conteúdo, os blogs que mais faturam são os de maquiagem e moda. Várias marcas adoram fazer parcerias com blogueiras. Então, se você entende do nicho, invista em um blog!
Produtos próprios
Vender produtos próprios também é uma excelente forma de ganhar dinheiro com blog. Acho até melhor que o mercado de afiliados, porque o lucro é todo seu. Tem empreendedores digitais muito famosos que tiram uma boa grana com produtos digitais. Um deles é o Alex Vargas, dono de um dos cursos mais legais de Marketing Digital. Inclusive vou deixar por aqui o curso para você conhecer.
Outro empreendedor digital que admiro e que ganha a vida com blog é o Henrique de Carvalho. Talvez você tenha escutado falar sobre ele. Henrique é dono do blog Viver de Blog e vende vários cursos em sua estrutura. Ele é uma verdadeira autoridade quando falamos em escrita para blogs.
Para você ter ideia, um Top empreendedor como o Henrique tem treinamentos que chegam a custar R$ 3 mil. Agora multiplica isso por 100 vendas. Não há limites para os ganhos, não é mesmo? No entanto, preciso ser sincera. Chegar ao topo do Henrique é trabalhar duro. Não é fácil alcançar o sucesso, porém é possível. Para você ter ideia, um blog dura um pouco mais de 3 anos para dar resultado satisfatório. Então, “bora” se mexer! Se você quer saber como ganhar dinheiro com blog, comece agora!
Serviços próprios
É outra maneira de ganhar um bom dinheiro com blog, assim como e-books e cursos online. Você também pode vender serviços, por exemplo: consultorias, mentorias e qualquer prestação de serviços. Além disso, o blog te ajuda a construir autoridade. Quanto mais você escreve, melhor! Eu, por exemplo, já fechei trabalhos incríveis com o meu blog.
O mais recente foi com uma empresa conceituada no mercado internacional. E como cheguei lá? Mostrando nos artigos o meu trabalho como redatora SEO. Então, o blog é seu portfólio, pois ele abre portas. No Empreender Depois dos 30 também tem uma página de serviços. Você deve ter visto, não é mesmo?
Nela divulgo serviços de consultoria, produção e gestão de conteúdo. Se você é um redator, pode fazer o mesmo com o seu blog. Se trabalha como arquiteto, por exemplo, pode divulgar seus projetos. Em seguida, criar uma página de contato para que tenha um relacionamento com essas pessoas. Dá para ganhar dinheiro com blog sendo nutricionista? Dá! Você pode vender consultoria, e-books e até livros de outras pessoas. Tudo é possível!
Quanto ganhar com um blog?
Depende de vários fatores. Mas o que faz você vender é conhecer bem a sua persona, ou seja, quem é o seu cliente ideal. Outro fator é o tráfego. Portanto, quanto mais gente na sua estrutura, melhor. Em resumo, há blogueiros que tiram entre R$250,00 por causa de anúncios do Google até mais de R$15 mil, dependendo do produto que vende.
Bom, faturo com o meu blog de várias formas. Como afiliada, ganhei mais de R$ 500,00 com apenas três meses de venda. Tudo isso por causa de um artigo rankeado na primeira página do Google. Porém, o blog ajuda a fechar trabalhos como redatora SEO. Neste caso, a minha média salarial é de R$2200 a R$4500, dependendo do projeto fechado.
Agora que você aprendeu como criar um blog e ganhar dinheiro com ele, poderá pensar em um projeto digital, não é verdade? Então, quer um conselho? Comece hoje mesmo a montar a sua estrutura. Tenha também persistência e constância nas publicações.
Quer saber como aprendi a montar o meu blog? Acesse o próximo artigo e descubra!
Sobre o Autor
1 Comentário
| Bom dia ! Sei que é meio off-topic entretanto, eu preciso perguntar . Você estaria interessado em negociar links ou comentários? Poderia ser escrevendo um artigo no meu site e vice-versa? Meu blog tem artigos muito parecidos com o seu e eu sinto que nós com certeza podemos nos beneficiar. Se você achar uma boa ideia sinta-se livre para comentar no meu blog . Estou ansioso para ouvir sua resposta! Seu blog é Incrível , a propósito!