fbpx
Qual é a idade certa para empreender?

Tem muita gente que acha que há idade certa para empreender. Mas será que isso é verdade? De acordo com uma pesquisa feita pela Global Entrepreneuship Monitor, os brasileiros mais empreendedores são aqueles com idades entre 25 a 34 anos. No entanto, os jovens de 18 a 24 anos também aumentaram a sua participação na abertura das empresas.

Para falar um pouco sobre o empreendedorismo ao longo das idades, preparei este post. Nele, você vai descobrir se há idade certa para empreender. Ficou interessado em conferir o conteúdo? Então, leia o artigo!

Leia também | Como começar um negócio do zero sem dinheiro

O empreendedorismo aos 20 anos

Aposto que se você passou dos 30 anos como eu, deve sentir saudade da época da faculdade, amigos e balada, não é verdade? Saiba que essas são as maiores preocupações de quem tem 20 anos. Entretanto, também há jovens nessa faixa etária que têm vontade de tirar a startup do papel.

No entanto, empreender envolve muitas incertezas, principalmente quando se trata de uma startup. Mas com um pouco de coragem, estudo e conhecimento você consegue encarar o empreendedorismo. A fase dos 20 é a idade que transforma o empreendedorismo em aventura.

Nesta idade, os jovens são curiosos, têm a auto estima elevada e não têm medo de correr riscos. Apesar da vitalidade para superar incertezas e desafios, os empreendedores mais jovens sofrem com sua falta de experiência. Portanto, se você realmente quer empreender nesta idade, deverá se preparar para qualquer tipo de desafio.

Leia também | 9 dicas para mulheres que desejam empreender

O empreendedorismo aos 30 anos

A fase dos 30 anos é aquela em que muitas pessoas passam pelo casamento, o nascimento dos filhos e a pós-graduação. E é a partir dos 30 que as obrigações surgem. As pessoas desta idade buscam a sua realização pessoal com a empresa, algo que muitos empregos não proporcionam.

Por isso, é nessa fase que muitas pessoas trocam o certo pelo “incerto”. Preferem criar algo do “zero” e acreditar em seus próprios sonhos. E é esta a faixa etária que mais busca informações junto ao Sebrae. Apesar de terem certo conhecimento da atividade que desejam empreender, essas pessoas não costumam conhecer a gestão a fundo.

Leia também | 7 negócios lucrativos para montar com 500 reais

Além disso, a maior dificuldade do empreendedor nesta fase é formar um bom time de colaboradores, pois quanto mais o empreendimento cresce, mais difícil é gerenciar sozinho o negócio.

O empreendedorismo aos 40 anos

E será que essa é a idade certa para empreender? Então, vamos analisar essa fase: muitos têm casa própria, carro na garagem e até segurança financeira. O empreendedor com 40 anos de idade é aquele que já passou pelo mercado de trabalho e busca mais qualidade de vida.

Nesta fase, as pessoas costumam estar mais preparadas, possuem muito conhecimento e vivência. Elas têm o capital que precisam e sabem a importância do planejamento para o seu sucesso profissional.

No entanto, os pontos negativos são a falta de agilidade dos 20 anos e a preferência por investir em negócios menos arriscados, como as franquias.

O empreendedorismo aos 50 anos

Antigamente, quem chegava aos 50 anos queria se aposentar, curtir a vida, o lazer com a família e ter o seu tempo livre para jogar um baralho com os amigos. Sabe aquela frase que a vida começa aos 40? Não, meu caro leitor, a vida começa aos 50 anos de idade.

Muitos cinquentões estão em pleno vigor. Tem gente que até começou a empreender nessa idade e, detalhe, contando até com a ajuda da mulher e dos filhos.

Os empreendedores são bem sucedidos em suas carreiras profissionais e estão começando a sair do mercado. No entanto, a maior vantagem de empreender com 50 anos é que você já tem conhecimento suficiente, pois está mais preparado para não cometer erros. 

Agora que você já viu como é o empreendedorismo em cada fase da vida, poderá refletir sobre qual é a idade certa para empreender, não é verdade? Pense em seus sonhos e tire-os do papel! O importante é você acreditar em si mesmo e ver que a sua ideia vale a pena!

Quer ler outros artigos sobre empreendedorismo? Aprenda como começar um negócio do zero sem dinheiro!

Serrana Filetti

Olá! Sou Serrana Filetti. Jornalista, Redatora SEO e Empreendedora Digital. Editora do blog Empreender Depois dos 30, voltado para quem deseja empreender, mas não sabe como começar e para pessoas que já são empreendedoras. Por aqui você também terá dicas de renda extra. Legal, né? Vem comigo e curta os artigos!

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Serrana Filetti
Serrana Filetti

Olá! Sou Serrana Filetti. Jornalista, Redatora SEO e Empreendedora Digital. Editora do blog Empreender Depois dos 30, voltado para quem deseja empreender, mas não sabe como começar e para pessoas que já são empreendedoras. Por aqui você também terá dicas de renda extra. Legal, né? Vem comigo e curta os artigos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *