fbpx
9 dicas para mulheres que desejam empreender

Aqui no blog você já leu um pouco sobre empreendedorismo feminino, não é mesmo? No entanto, se você, mulher, deseja empreender, preparei este post com algumas dicas para começar. 

Ficou interessada? Siga com a leitura do artigo! 

1. Conheça o mercado que você deseja atuar 

Empreender não é apenas falar que você deseja abrir uma pizzaria ou uma sorveteria, por exemplo. Empreender é entender do mercado que você quer atuar. Por isso, você deve estudar sobre seu segmento, saber quais são as demandas do público e o que pode diferenciar seu trabalho. 

Pois, um dos erros mais comuns que muitas empreendedoras cometem é não conhecer bem a área que atua. Quer um exemplo? Imagine que você deseja abrir uma padaria e não entende nada de pão. Com certeza, você terá o dobro de dificuldades que uma pessoa desse ramo teria, não é verdade? 

E isso é justamente a primeira coisa que você precisa pensar, quando começar um negócio. Saiba quais as possíveis dificuldades que vai encontrar e veja como solucioná-las. Pois, ao trabalhar em um mercado que você já conhece essa curva de aprendizagem, será mais fácil enfrentar os desafios.

2. Faça um planejamento

Antes de começar, faça um planejamento e veja os investimentos, os custos, as oportunidades e as perspectivas de crescimento. Você como mulher sabe que até para fazer uma faxina em sua casa é preciso planejar, não é mesmo? Portanto, imagine abrir um negócio de sucesso. 

Por isso, tire um tempo e coloque no papel todos os passos que você pretende/precisa dar para fazer  seu empreendimento funcionar. Veja neste planejamento se você deve incluir desde o tempo que terá disponível para tocar o seu negócio, até a quantia em dinheiro que precisará investir para começar a fazer as primeiras vendas. 

No entanto, é importante que você saiba, que no decorrer do caminho, poderá ter que ajustar o seu planejamento ou até começar do zero novamente. Portanto, não tenha medo de fazer isso. Aprenda com os seus erros e persista.

3. Qualifique-se em temas de administração

Faça cursos. Qualifique-se em temas como administração, finanças, vendas, marketing e gestão. Com certeza, essa também é uma boa dica para mulheres que desejam empreender. Porém, para que isso seja um sucesso, é preciso estudar e conhecer sobre conceitos básicos como economia, produtividade e administração. 

E isso é importante, principalmente se você tocar o negócio sozinha. Pois, terá que ter uma boa noção desses assuntos, para que seu empreendimento não fracasse. Portanto, é importante procurar um curso dentro da sua área e, assim, aprender a como ser uma empreendedora de sucesso.

4. Conte com outras mulheres

O networking (rede de interações profissionais) é importante. Portanto, troque experiências ou recomendações com outras mulheres. Isso faz toda a diferença. Por isso, procure por iniciativas de estímulo ao empreendedorismo feminino, como o Sebrae, por exemplo. O sistema tem o programa Sebrae Delas, com dicas incríveis de negócios. 

Além disso, tem o blog Empreender Depois dos 30, onde você tem dicas sobre marketing digital, empreendedorismo, renda extra e desenvolvimento humano. Fique sempre por aqui para conferir muitas dicas legais. 

5. Prefira um negócio digital 

Um negócio digital tem custos menores e o alcance é maior.Também é importante não se esquecer que você precisa de um ambiente seguro e com credibilidade para começar a sua loja online, se esse for o seu caso. Por isso, antes de montar qualquer coisa na Internet, estude sobre as plataformas disponíveis no mercado. 

Para isso, busque informações no site da empresa, veja os depoimentos de quem usa a plataforma, peça orientações a e troque ideias. Você pode analisar a opinião de empreendedoras que não são suas concorrentes. Pois, tenho a certeza que elas terão um enorme prazer em ajudar.

6. Ajude as pessoas

Um dos pilares do empreendedorismo, principalmente do empreendedorismo feminino, é ajudar as pessoas. Portanto, para que seu negócio seja considerado um empreendimento é preciso que você cause um impacto positivo na sociedade. A sua ideia de negócio deve ser algo que crie uma revolução de bem estar e ajuda ao seu público e todas as pessoas envolvidas. 

Por isso, pense sempre que seu negócio não é apenas para seu público, mas para todas as pessoas que são seus fornecedores, colaboradores, ajudantes, família, todos que precisam receber uma coisa boa vinda do seu empreendimento.

7. Estude o público

Dentro das dicas para mulheres que desejam empreender, você precisará fazer um estudo completo do público ao qual destina o seu produto/serviço. Aqui é preciso encontrar quais são as dificuldades que essas pessoas enfrentam e o que as levam precisar do produto ou serviço que você oferece. 

Você pode fazer uma pesquisa de mercado dentro das redes sociais, visitar páginas de concorrentes e ver comentários do público em vídeos. Analisar postagens e, dessa forma, fazer um raio X mais claro de quem é seu público. Lembre-se que para um produto/serviço ter sucesso, ele precisa resolver um problema do público e não deixar as pessoas em dúvida na hora de comprar.

8. Invista em inovação

Mais uma dica para mulheres que desejam empreender é investir em inovação. Isso significa que você deve criar um diferencial no produto/serviço que seja importante para o público, agregando valor para quem compra. Pois, quanto mais seu produto/serviço se diferenciar, mais você terá chance de ter sucesso financeiro com ele.

9. Seja mais confiante

Não tenha medo de fracassar. Se a autocobrança é um desafio que você só vence através do autoconhecimento, o medo de fracassar também é um fantasma para a mulher empreendedora. E isso acontece porque as mulheres nunca foram incentivadas a serem donas do seu próprio negócio e, por isso, o medo de não dar certo é forte, pois é algo que vem de muitos séculos. 

No entanto, se na história existem muitas mulheres bem sucedidas ao longo dos anos, elas chegaram no topo a custo de muito sacrifício e isso fica embutido na mente das pessoas. Portanto, para ser uma mulher de negócios bem sucedida, é preciso começar o empreendimento, sabendo que já deu certo, pois só assim você conseguirá enfrentar todos os pensamentos que dizem o contrário.

Agora que você viu essas dicas para mulheres que desejam empreender, que tal colocá-las em prática? Estude o empreendedorismo feminino e tenha sucesso em seu negócio! 

Ah, quer aprender a montar um negócio digital? Baixe o nosso e-book e conheça 8 ideias incríveis de negócios! 

Serrana Filetti

Olá! Sou Serrana Filetti. Jornalista, Redatora SEO e Empreendedora Digital. Editora do blog Empreender Depois dos 30, voltado para quem deseja empreender, mas não sabe como começar e para pessoas que já são empreendedoras. Por aqui você também terá dicas de renda extra. Legal, né? Vem comigo e curta os artigos!

Tags: | | |

Sobre o Autor

Serrana Filetti
Serrana Filetti

Olá! Sou Serrana Filetti. Jornalista, Redatora SEO e Empreendedora Digital. Editora do blog Empreender Depois dos 30, voltado para quem deseja empreender, mas não sabe como começar e para pessoas que já são empreendedoras. Por aqui você também terá dicas de renda extra. Legal, né? Vem comigo e curta os artigos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *