Você deve ter escutado por aí a palavra arquétipo, não é mesmo? Ela se tornou um destaque quando falamos em empreendedorismo. Mas afinal, o que é arquétipo e quais os arquétipos para atrair clientes?
Neste artigo, vou responder essas e outras perguntas. Você também vai descobrir como usar os arquétipos de maneira estratégica para melhorar as vendas. Ficou interessado em aprender tudo comigo? Então, siga com a leitura!
Leia também | Como funcionam os gatilhos mentais
Afinal, o que são arquétipos?
Os arquétipos são padrões universais de comportamento presentes no inconsciente coletivo. Segundo o psicólogo Carl Jung, os arquétipos representam personagens e temas que ressoam profundamente com as emoções humanas, porque tocam em valores, medos e aspirações comuns a todos nós.
No mundo dos negócios, por exemplo, os arquétipos moldam a personalidade de uma marca e criam uma conexão emocional com o público.
Por que os arquétipos são importantes?
Os arquétipos permitem que a marca se comunique de forma mais eficaz com o público. Quando você utiliza um arquétipo na comunicação, ativa os padrões de comportamento e as emoções dos seus clientes. Com isso, cria vínculos emocionais.
Marcas que trabalham bem seus arquétipos se diferenciam no mercado e geram uma identificação. Além disso, eles ajudam a fidelizar clientes.
Quais são os arquétipos para atrair clientes?
Há 12 arquétipos principais com características únicas. Para os empreendedores, esses são os arquétipos mais relevantes:
1. Sábio
O arquétipo de vendas de sábio é aquela pessoa com sede de conhecimento e que gosta de pensar. O empreendedor que incorpora esse arquétipo oferece conteúdos e materiais para seus clientes. Com isso, aprofunda conhecimentos em questões ligadas aos produtos e serviços.
Além disso, avalia e reflete sobre as negociações e estuda as melhores abordagens para alcançar os resultados esperados. A TED é um exemplo de empresa que usa muito bem esse tipo de arquétipo.
2. Mago
Esse é um tipo de arquétipo de vendas do empreendedor corajoso, que improvisa e tem a liberdade para inovar e resolver os problemas. Geralmente, este empreendedor tem ideias criativas e que fogem da realidade do senso comum.
Um exemplo de empresa que utiliza esse arquétipo é a Red Bull. Lembra a propaganda? Red Bull te dá asas!
3. Explorador
Calma, que não é quem explora alguém. Explorador por aqui é no sentido de ser um entusiasta das inovações tecnológicas que podem ajudá-lo com a produtividade. O arquétipo do explorador está em busca de desbravar o mundo e suas novidades.
Ao utilizar esse arquétipo, o empreendedor prospecta clientes em seus canais de comunicação e encontra várias maneiras de fechar negócios. Outra ideia é que nem sempre essas pessoas serão apegadas à rotina, mas sua ambição o levará para os melhores resultados.
Um bom exemplo de empresa que usa esse arquétipo é a Jeep. Veja como ela comunica esse perfil explorador.
4. Criador
O criador é um inquieto e está sempre em busca de novos projetos. Ele se interessa pela criatividade, o conhecimento e tem até uma essência artística. Também gosta de eliminar barreiras. Já tem ideia de qual empresa possui esse arquétipo?
A LEGO. Veja os produtos, o que eles representam. Observe também toda a comunicação e propaganda. Como ela desperta a criatividade, principalmente nas crianças.
5. Herói
O herói é produtivo, focado em grandes feitos e nos melhores resultados. Por isso, não mede esforços para chegar onde deseja e não se abala com as objeções. Possuem uma característica que muitos empreendedores precisam desenvolver: a resiliência.
Trabalham duro, são dedicados e admirados por sua função. Um exemplo de empresa que usa esse tipo de arquétipo para vendas é a Nike. Observe as propagandas. Que sentido elas trazem para você?
6. Rebelde
O rebelde é o “fora da lei”. Ele se incomoda com regras e tradições. Também não gosta de processos, burocracias e prefere desenvolver seus negócios por caminhos disruptivos, transformando tudo à sua volta.
A Apple é um exemplo de empresa que se beneficia deste arquétipo.
7. Amante
O amante é o arquétipo de vendas que oferece uma experiência personalizada para seus clientes. É a empresa capaz de deixar os clientes apaixonados por produtos ou serviços. Por isso, ela usa a estratégia do atendimento exclusivo e se preocupa em construir uma relação íntima com todos.
A Dior é um exemplo de empresa que usa esse arquétipo.
8. Tolo
Mais extrovertido, simpático, amigo de todos, engraçado e acessível. O empreendedor que usa esse arquétipo conquista seus clientes pela simplicidade e bom humor. Neste sentido, a inspiração para o arquétipo tolo está no bem-estar que a marca proporciona às pessoas e não nos resultados.
A Skol é um exemplo de empresa que usa esse arquétipo. Repare nas propagandas e em toda a divulgação. As pessoas mais simples se conectam com a marca, pois ela mostra tudo aquilo que o brasileiro ama.
9. Cuidador
O arquétipo de vendas do cuidador representa o empreendedor que oferece suporte e atenção aos clientes. Ele prioriza a forma humanizada. Também é generoso e por isso nutre a necessidade de todos.
Com isso, gera uma experiência diferenciada. Um grande exemplo deste tipo de arquétipo é os Médicos Sem Fronteiras. Observe como a organização transmite esse cuidado em cada propaganda.
10. Pessoa comum
Esse é o meu arquétipo. É o arquétipo de vendas do blog Empreender Depois dos 30. Sou uma pessoa como você. O foco por aqui é me enquadrar na sociedade e respeitar as rotinas. A nossa preocupação é humanizar a nossa marca e nos comprometer com você empreendedor ou que deseja empreender.
Para isso, a estratégia é usar uma linguagem simples e que gera conexão com as pessoas que se relacionam com o nosso trabalho. É por isso que os artigos do blog são simples e tenho a certeza que até a sua avó, se ler os artigos, entenderá.
11. Inocente
Características como pureza, simplicidade, transparência, honestidade e positividade estão presentes neste arquétipo de vendas. Enquanto os outros priorizam ideias “mirabolantes”, o inocente acredita que precisa enxergar tudo de maneira descomplicada. Só assim ele encontrará a melhor saída.
Além disso, a sinceridade, autenticidade e a verdade acima de tudo estão no centro de sua comunicação. A Dove é um exemplo de empresa que utiliza esse arquétipo.
12. O governante
Os líderes usam o arquétipo de vendas do governante. Eles sempre se colocam à frente nas tomadas de decisão e almejam o poder, reconhecimento e status. Esse é o arquétipo que sabe se portar muito bem nas mais diversas situações e conseguem influenciar pessoas com muita facilidade.
Uma de suas características é estar no controle das negociações. Por isso, ele entende como ninguém, como conduzir seu cliente ao longo do processo de vendas. Além disso, conseguem fechar negócios com mais rapidez e se sentem motivados quando a negociação apresenta desafios.
Como usar os arquétipos para atrair clientes
Ao identificar o arquétipo que melhor representa a sua marca, você pode criar algumas estratégias para atrair os clientes. Isso ocorre porque o arquétipo define a sua personalidade empreendedora, ou seja, como ela se apresenta ao mundo e o tipo de cliente com quem deseja se conectar.
Se a sua marca é inspirada, por exemplo, no arquétipo do Herói, suas campanhas devem destacar histórias de superação e desafios, atraindo assim clientes que se identificam com essa narrativa.
Além disso, os arquétipos criam uma consistência na comunicação, algo fundamental para construir confiança.
Onde aplicar o conceito de arquétipos para atrair clientes?
Veja alguns exemplos de onde os arquétipos podem ser aplicados:
- Branding: define a identidade visual e o tom de voz da sua marca;
- Marketing: campanhas publicitárias;
- Atendimento ao cliente: Imagine que seu arquétipo seja o “Cuidado”. Então, você deve refletir isso no atendimento ao cliente; ser acolhedor e atento às necessidades dos consumidores.
- Cultura organizacional: os arquétipos podem impactar a forma como os colaboradores se comportam e se relacionam entre si.
Leia também | As armas da persuasão é bom?
Como o arquétipo influencia no posicionamento da marca
Marcas como a Apple (Criador) ou Nike (Herói) utilizam seus arquétipos para construir histórias poderosas que atraem e retém clientes. O posicionamento baseado em arquétipos cria uma identidade clara e que diferencia a marca da concorrência.
Quando você alinha o arquétipo aos valores e desejos do seu público-alvo, fortalece a presença da marca e facilita o reconhecimento dela no mercado. Isso permite que a empresa seja lembrada de forma positiva e se destaque na mente do consumidor.
O que fazer para descobrir o arquétipo?
Reflita sobre os valores, a missão e a visão do seu negócio. Algumas perguntas podem ajudar nesse processo. Veja:
- Qual é a missão da sua empresa?
- Quais são os valores fundamentais que você quer transmitir?
- Como você deseja que seus clientes se sintam quando interagem com sua marca?
Leia também | 15 livros de desenvolvimento pessoal para conhecer
Além disso, realize pesquisas com clientes e colaboradores para entender como eles percebem a sua empresa. Assim, a partir disso, identifique o arquétipo que melhor representa a essência do negócio.
Neste artigo você aprendeu como os arquétipos podem atrair clientes, não é mesmo? Agora que você já sabe, que tal descobrir o arquétipo da sua empresa e aproveitar o que ele tem a oferecer?
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário no post!
Sobre o Autor
0 Comentários