Vender roupas usadas por você ou por outras pessoas pode ser uma ótima ideia para empreender depois dos 30. No entanto, é importante trabalhar, se dedicar e ter muita criatividade para saber como montar um brechó no Instagram, por exemplo.
Se você tem vontade de ter seu próprio negócio e deseja montar uma loja online, continue comigo por aqui. Darei algumas ideias para começar um brechó no Instagram. Acompanhe!
Tenha um plano de negócios
A primeira coisa que você deve saber sobre como montar um brechó no Instagram é ter um plano de negócios.
Esse plano reúne tudo que você precisa sobre a sua empresa, mesmo ela sendo uma microempresa individual (MEI). Portanto, o plano de negócios deve ser prioridade na sua lista de tarefas.
Leia também| Como se tornar MEI: passo a passo simples!
Pense no nome do brechó
Uma dica é usar um gerador de nomes para lojas no Instagram. A NuvemShop, por exemplo, tem um gerador de nomes gratuito. Para usá-lo, siga os passos:
- Acesse a ferramenta no site da NuvemShop;
- Informe o segmento da sua loja. Exemplo: roupas e acessórios;
- Escolha uma palavra-chave: Brechó;
- Clique em “Criar Nomes”.
Neste exemplo, a ferramenta trouxe 12 sugestões. Veja três: Brechó Plus, Brechó Cia e Urbano Brechó.
Leia também| 25 nomes para lojinhas no Instagram
Escolha um estilo de roupas
Como em qualquer modelo de negócio, você precisa escolher um estilo de roupas para saber como montar um brechó online. Nesse caso, opte por um estilo mais casual, pois com certeza, terá muitos clientes.
Com essa etapa definida, será mais fácil traçar o perfil do consumidor que deseja atingir com o brechó online. Em seguida, defina a sua persona, ou seja, a representação semifictícia do seu cliente ideal.
Caso tenha dúvidas como criar a persona, entre em contato comigo. Tenho uma consultoria para MEI e poderei te ajudar!
Conte com amigos e familiares
Separe as suas roupas para vender no brechó. Escolha aquelas que considera como seminovas. Nada de vender roupa amarelada, rasgada ou cheia de defeitos, hein?
Outra dica é informar aos amigos e familiares do brechó no Instagram. Faça uma proposta à eles para entrarem no negócio. Você pode pegar a roupa para vender e tirar no mínimo 10% de comissão por cada peça.
Encontre bons fornecedores na Internet
Se você deseja saber como montar um brechó online, saiba que existem vários lugares para comprar as peças. Bazares, lojas no atacado, fornecedores de fardos de roupas para brechó, pontas de estoque e até outros brechós virtuais são excelentes opções de fornecedores.
Uma dica é abrir o Google e digitar a palavra-chave “onde comprar roupas usadas para brechó”. Dê um “enter” e veja o que acontece. Ah, mas antes de fechar qualquer negócio, verifique a reputação da empresa no “Reclame Aqui” e busque outras informações nas redes sociais.
Tenha um estoque inicial
Antes de começar a vender de fato as roupas no seu brechó, tenha um pequeno estoque. Geralmente, o brechó é um modelo de negócio com itens únicos e exclusivos.
Portanto, escolha as peças dos fornecedores e monte o seu negócio online. Não se esqueça de ter um controle das peças vendidas.
Preserve as peças da sua loja no Instagram
Outro ponto importante é preservar os itens que você vai disponibilizar no brechó no Instagram. Portanto, caso tenha peças precisando de ajustes ou reparos, providencie para que elas sejam arrumadas.
Isso deverá ser feito antes de cadastrar qualquer peça usada e colocar para venda. Além disso, entregue as peças lavadas e passadas ao seu consumidor, como se fossem novas. Isso mostrará o capricho da sua loja com os itens de venda.
Precifique os itens
Os brechós são conhecidos por seus preços mais baixos em relação às lojas tradicionais. Mais isso não significa que seu produto deve ser desvalorizado. Como você sabe, a maioria das pessoas são únicas e exclusivas.
Assim, para precificar, fique de olho nas tendências e tenha conhecimento sobre o mercado da moda no geral. Não se esqueça de acrescentar no valor da peça, o custo que teve para adquirir a roupa, a mão de obra de possíveis reparos e as despesas fixas e variáveis do negócio. E claro, a margem de lucro.
Tire fotos de qualidade
Outra dica de como montar um brechó no Instagram é tirar boas fotos das roupas. Mostre as peças em todos os ângulos e os detalhes de cada uma. Não apresente peças feias e com aspecto de mal cuidadas.
Caso você não saiba tirar boas fotos, a minha dica é buscar ajuda profissional. Hoje, há fotógrafos especializados nesta demanda. Busque informações na sua cidade, peça o portfólio do profissional e contrate os serviços. Vale a pena investir em seu negócio!
Crie o perfil no Instagram
Para criar um brechó no Instagram é simples. Veja as dicas:
- Baixe o aplicativo do Instagram;
- Crie um perfil empresarial;
- Escreva uma biografia atraente;
- Crie destaques para organizar o seu brechó. Exemplos: Sobre, Camisas, Calças, Vestidos, Shorts, Saias, Blusas e Contato.
- Informe o link da sua loja online. Pode ser o seu catálogo ou o link de sua loja virtual na NuvemShop ou no site Enjoei.
- Produza conteúdo para o Feed, Reels e Stories.
Utilize recursos para divulgar o brechó online
Quem quer saber como montar um brechó no Instagram, precisa conhecer alguns recursos que ajudam no marketing digital do negócio. Um deles é o Canva Pack Profissões. Ele é um conjunto de templates para Feed, Stories e Reels. Com esse recurso você consegue criar todas as artes para o seu brechó na rede.
Leia também| Canva Pack Profissões: o que é?
Outro recurso é o Pack de Figurinhas Stories Magnético. São mais de 3.600 figurinhas para Stories e tem adesivos exclusivos para loja de roupas. Esse Pack ajuda a fazer vendas pelos stories e torna a sua divulgação mais criativa.
E por último, uma ajudinha para fazer reels que engajam, conquistam novos seguidores e ajudam a fechar vendas. Estou falando do Viralize. Um banco de vídeos específicos para reels.
Leia também| Guia Passo a Passo: Como divulgar a empresa no Instagram
Neste post você aprendeu como montar um brechó no Instagram. Tenho a certeza que com essas dicas será possível construir uma loja perfeita e você começar a empreender por aí.
Gostou do conteúdo? Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!
Sobre o Autor
0 Comentários