fbpx
15 tipos de negócios para investir em 2024

Importação de produto, consultoria digital, moda ou loja virtual. Quais os tipos de negócios para investir em 2024? Se você resolveu empreender por conta própria precisa saber quais os negócios mais lucrativos. Por isso, preparei este post com algumas ideias. Quer conferir? Então, veja a lista completa!

1. Consultoria Digital

A consultoria digital é um dos tipos de negócios para investir em 2024 e pode ser realizada por qualquer profissional que entenda de marketing digital.  Porém, profissionais das áreas de comunicação, marketing e até mesmo administração têm uma maior aceitação no mercado.

O consultor de marketing digital orienta empresas e marcas em suas estratégias de marketing na internet e identifica as melhores oportunidades. Ele também ajuda a planejar as ações de marketing e mapeia personas. Outra função do consultor de marketing é garantir a presença online da marca.

2. Loja Virtual

A Loja Virtual é um tipo de negócio que está em alta, sem perspectiva de desacelerar. Tudo bem que há muita concorrência.  No entanto, você pode começar com algo simples. Por exemplo: abrir um brechó no Instagram ou no site Enjoei. Também dá para vender roupas no Facebook.

Para quem trabalha com artesanato, inclusive doces, como geleias, que podem ser transportadas, a dica é vender no site Elo7.com.  Esses são sites menores, mas que possibilitam vender para todo o Brasil. E, ainda, você não terá custos iniciais para manter a sua loja.

3. Importação de produtos

Já pensou em trabalhar com importação de produtos? Dá também para pensar em ser um distribuidor, aquela pessoa que faz a ligação entre fornecedores e comerciantes.

Para começar esse tipo de negócio, você deve estudar o mercado e identificar as necessidades do público. Veja, ainda, o que é sucesso lá fora.  Outra dica em relação a importação de produtos é ficar atento ao artigo produzido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Neste documento você encontra todas as regras que precisa cumprir para não ter problemas com o seu negócio.

4. Dropshipping

Trabalhar com dropshipping é ser intermediário entre o fornecedor e o consumidor final. Ele não é como uma loja virtual, porque você não precisa de estoque para trabalhar.

Assim que o cliente faz o pedido, os itens são comprados. Aí você vai perguntar: porque alguém compraria de você e não de quem já tem o produto? A resposta é simples: porque o consumidor não tem acesso ao fornecedor. Ele precisa do intermediário, pois quem faz dropshipping trabalha com artigos que não são fáceis de encontrar.

Então, o seu trabalho é encontrar bons fornecedores no Brasil e indicar os melhores produtos para os seus clientes.

5. Blog

Os blogs são negócios bem lucrativos. Atualmente, há informações de que existem mais de 200 milhões de blogs ativos.  Um blog como o Empreender Depois dos 30, por exemplo, pode ser usado para fins pessoais, profissionais, empresariais e até acadêmicos.

As marcas oferecem conteúdo aos públicos, atrai clientes e constroem uma imagem positiva na mente das pessoas.  Mas, assim como uso o meu blog para ganhar dinheiro com anúncios do Google, venda de produtos ou serviços, você também pode ter o seu.

Aliás, tem muita gente por aí fazendo do blog a sua renda principal. Sem falar em muitos blogueiros famosos que faturam até seis dígitos por mês.

Leia também | Como criar um blog passo a passo e ganhar dinheiro 

6. Infoprodutos

Trabalhar com infoprodutos é criar produtos digitais. Neste sentido, você pode vender cursos online, e-books, audiobooks, infográficos e até um PDF com alguma dica da sua área. Inclusive, muitos infoprodutores faturam atualmente com produtos de ticket baixo, ou seja, que custam até R$97,00. Eles são fáceis de vender e você pode oferecer no seu próprio Instagram.

A vantagem deste tipo de negócio é que o custo é baixo em relação a um produto físico, por exemplo. Pois, você terá que investir o seu tempo na produção do seu produto digital.

7. Marketing de afiliados

O Marketing de afiliados é uma oportunidade negócios para os infoprodutores e também para quem é usuário assíduo da internet.  Se você deseja fazer renda extra pode ter a certeza que esse é o melhor tipo de negócio. O trabalho consiste em divulgar produtos físicos e digitais de várias plataformas online.

Desta maneira, você pode abrir uma empresa e trabalhar apenas na divulgação de cursos, livros e materiais digitais. Entretanto, preciso fazer um alerta.  Não existe dinheiro fácil. Para começar, você precisa investir em um treinamento, pois só desta maneira irá entender o mercado de afiliados.

8. Venda de alimentos

Você pode vender doces, salgados, marmita congelada, açaí na garrafa, não importa! As opções são infinitas. Além disso, para vender alimentos não precisa de muito investimento. Dá para vender produtos tanto presencialmente quanto pela Internet. Para isso, use grupos no Facebook e WhatsApp e postagens no Instagram.

Outra dica é fazer vendas por encomendas, Assim, será mais fácil preparar os alimentos, controlar os gastos e evitar desperdícios. E, olha, não liga para a opinião das pessoas. Tem muita gente por aí que critica quem vende brigadeiros na rua ou de porta em porta. Porém, é dessa maneira que muitas empreendedoras (grandes confeiteiras e salgadeiras) construíram o seu negócio.

9. Salão de Beleza

Dá para começar com um salão simples e barato na sua própria casa. O que você precisa é de alguns materiais básicos e um espaço físico para atender.  Neste salão, ofereça serviços de cabeleireira, manicure/pedicure, maquiagem e design de sobrancelha. Conheço, inclusive, um treinamento para quem deseja trabalhar como designer de sobrancelha.

Além disso, você pode pensar em oferecer serviços específicos como:

  • Cabelo e maquiagem para noivas e madrinhas de casamento;
  • Cabelo e maquiagem para 15 anos;
  • Maquiagem para quem faz ensaios fotográficos;
  • Maquiagem para profissionais que usam as redes sociais como o Instagram, por exemplo.

10. Mercado de Pets

Esse, sem dúvidas, é um dos melhores tipos de negócios para investir em 2024. Ele cresce desde a pandemia de 2019. Segundo dados do blog PagSeguro, a estimativa é que existem 167,6 milhões de pets no Brasil. Neste sentido, os chamados pais de pets têm demanda por vários produtos e serviços. Você pode, inclusive, abrir um negócio para vender ração e produtos de banho.

Outra dica é trabalhar apenas com tosa, ou seja, embelezamento do pet. Tem gente que, dependendo do espaço de casa, tem um “hotelzinho” para cachorros, onde os animais ficam enquanto os tutores viajam.

11. Saúde e bem-estar

Esse é outro mercado que não sai de moda. Muitos negócios são focados em alimentação fitness e cuidados mentais. A população idosa, por exemplo e os jovens são conscientes sobre a importância de cuidar da saúde.

Tem muita gente por aí procurando quem vende comida saudável. Então, a dica é produzir marmitas saudáveis, saladas variadas e alimentos rápidos para quem não deseja gordura.  Em relação ao bem-estar, pode pensar em abrir um estúdio de yoga, por exemplo, ou investir em cursos para oferecer um trabalho terapêutico.

Há vários tipos de negócios para investir em 2024 e que podemos considerar como saudáveis. Basta fazer uma pesquisa na Internet e se informar sobre isso.

12. Alimentação alternativa

Que tipo de alimentação é essa? O foco é nas dietas sem glúten, veganas, vegetarianas e até para pessoas diabéticas.  Já parou para pensar que tem muita gente por aí que não pode comer a alimentação “tradicional” da rua? Então, você pode oferecer a solução para essas pessoas. Para quem deseja empreender e não sabe como começar, isso representa uma grande oportunidade.

Além disso, é algo lucrativo e fácil de executar.  Quem conseguir agregar em sabor, nutrição e até sustentabilidade poderá se destacar no mercado.

13.  Artesanato personalizado

Presta atenção no que vou falar agora. Não é qualquer tipo de artesanato.  É algo feito com muito capricho para pessoas especiais. Veja alguns exemplos de tipos de negócios para investir em 2024 focados em artesanatos personalizados:

  • joias personalizadas;
  • presentes customizados;
  • objetos de decoração para casa;
  • objetos para escritório.

O diferencial destes produtos é a originalidade e a qualidade do trabalho manual. Assim, os seus clientes terão objetos únicos e, como já disse, especiais.

14. Doceria Gourmet

Bem diferente dos brigadeiros que você já viu por aí. Quem opta por montar um negócio de doceria gourmet precisa conhecer os doces gourmet em alta no mercado.  Dá para pensar em fazer doces finos gourmet ou doces artísticos para festas infantis. Também é possível trabalhar com doces para casamentos e aniversários.

Esse tipo de doceria é para quem opta por vender em grandes quantidades. Portanto, comece com o que você tiver e pense em escalar o seu negócio. Pois o grande segredo da doceria gourmet é atender clientes com alta demanda.

15. Fotografia

E quem disse que o mercado fotográfico está em baixa é porque não conhece as novidades. Há uma crescente demanda por conteúdo visual de alta qualidade, tanto para uso pessoal quanto comercial. Com isso, os fotógrafos podem explorar alguns nichos como eventos, fotografia comercial e até de produtos.

Há, inclusive, demanda para quem usa o LinkedIn. Na rede corporativa, as pessoas precisam de uma imagem que passe credibilidade e isso, só um fotógrafo profissional pode fazer. Então, pense em criar um perfil no seu Instagram e oferecer serviços de fotografia corporativa para quem é da sua cidade e quer ter um perfil no LinkedIn.

Por que empreender ainda em 2024?

A diversificação de renda é uma grande motivação para você empreender ainda em 2024.  Vivemos uma fase de pós-pandemia, o que significa que os novos negócios podem ser uma fonte robusta de renda e estabilidade financeira.  Além disso, muitas empresas estão passando por uma transformação digital.

Isso abre espaço para novos negócios. Outro motivo são os financiamentos disponíveis para empreendedores. Sem falar no comportamento do consumidor. Atualmente, ele tem como foco principal a sustentabilidade e as experiências personalizadas, o que abre espaço para alguns tipos de negócios que você viu neste artigo.

Empreender é inovar e isso leva a um crescimento pessoal significativo. Você aprende a lidar com os riscos, as incertezas e resolve vários problemas.

O que fazer para ter um negócio lucrativo?

Veja como ter um negócio lucrativo:

Precifique de maneira adequada

Pesquise o que outros profissionais na sua área estão cobrando e ajuste seus preços para oferecer uma boa relação custo-benefício. Lembre-se de incluir todos os seus custos e um lucro justo.

Controle o estoque e os custos

Gerencie bem seu estoque para evitar excesso de produtos ou falta de itens. Mantenha um controle rígido dos seus custos e receitas para garantir que seu negócio seja rentável.

Crie uma marca pessoal

Invista em construir uma presença online forte para atrair clientes para seus cursos. Use redes sociais, blogs e newsletters para promover cursos e estabelecer autoridade na sua área. Para garantir a lucratividade como MEI, é fundamental fazer um planejamento financeiro detalhado, acompanhar de perto o fluxo de caixa e adaptar suas estratégias com base na resposta do mercado.

Além disso, manter-se atualizado sobre as regulamentações fiscais e obrigações do MEI ajudará a evitar problemas legais e financeiros.

Como aumentar as vendas do seu negócio

Para aumentar as vendas do seu negócio, tenha uma maquininha de cartão da Ton. Ela tem as melhores taxas do mercado.  Além disso, o Ton tem uma maquininha ideal para quem é microempreendedor individual iniciante.

Neste artigo você viu 15 tipos de negócios para investir em 2024. Agora será mais fácil começar a empreender, não é mesmo?

Quer também saber quais tipos de maquininha de cartão ideais para microempreendedores individuais? Descubra no próximo artigo!

 

 

 

 

 

 

Serrana Filetti

Olá! Sou Serrana Filetti. Jornalista, Redatora SEO e Empreendedora Digital. Editora do blog Empreender Depois dos 30, voltado para quem deseja empreender, mas não sabe como começar e para pessoas que já são empreendedoras. Por aqui você também terá dicas de renda extra. Legal, né? Vem comigo e curta os artigos!

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Serrana Filetti
Serrana Filetti

Olá! Sou Serrana Filetti. Jornalista, Redatora SEO e Empreendedora Digital. Editora do blog Empreender Depois dos 30, voltado para quem deseja empreender, mas não sabe como começar e para pessoas que já são empreendedoras. Por aqui você também terá dicas de renda extra. Legal, né? Vem comigo e curta os artigos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *