
Muitas pessoas acima de 30 anos sonham em ganhar dinheiro enquanto viajam, mas não sabem como começar. A boa notícia é que existem diversas formas de gerar renda mesmo estando na estrada. Se você quer descobrir como ganhar dinheiro viajando, confira essas 15 ideias para transformar seu desejo em realidade!
1. Trabalhar como freelancer
Algumas habilidades como escrita, design, programação ou marketing digital podem ajudar quem deseja ser freelancer remoto, ou seja, trabalhar de qualquer lugar que quiser. Plataformas como Workana, por exemplo e redes sociais como LinkedIn e Facebook são excelentes para encontrar clientes e projetos. É bom enfatizar que o trabalho remoto permite que você escolha seus horários e o que fazer de acordo com sua disponibilidade.
Além disso, os freelancers bem estabelecidos podem conquistar clientes fixos e garantir uma renda recorrente. Eu, por exemplo, trabalho como redatora e jornalista freelancer desde 2015 e já tripliquei o meu salário de jornalistas várias vezes. Entretanto, a chave para o sucesso de qualquer freela é construir um bom portfólio e manter um atendimento profissional para fidelizar clientes.
2. Criar um blog de viagem monetizado
A segunda dica de como ganhar dinheiro viajando é criar um blog de viagem monetizado. Essa ideia é para quem curte compartilhar experiências. O blog pode ser monetizado de várias maneiras: Google Adsense, programa de afiliados e parcerias com marcas de turismo. Tenha em mente que quanto mais visitas em seu blog, maiores as chances de lucrar com ele.
No entanto, seja paciente e trabalhe duro, pois o crescimento de um blog leva tempo (falo isso de experiência própria). Para crescer, você precisa aprender a produzir conteúdo otimizado para SEO. Isso ajudará seu blog a se destacar nos mecanismos de busca e atrair mais leitores.
Leia também | Como criar um blog passo a passo e ganhar dinheiro
3. Vender fotos online
Uma viagem é uma excelente oportunidade para você fazer fotos incríveis e vender. Bancos de imagens como Shutterstock e Adobe Stock são excelentes para fazer negócios. Você pode fotografar paisagens, arquitetura, cultura local e comida, por exemplo.
Para aumentar as chances de fazer negócios, invista em uma câmera de qualidade ou tenha um smartphone com boa resolução. Aprenda, ainda, editar as imagens. Isso pode fazer uma grande diferença na valorização do seu trabalho.
4. Trabalhar como afiliado digital
Essa, com certeza, é uma das melhores dicas desse post. O afiliado digital divulga produtos e serviços na Internet e ganha comissões por cada venda realizada. Essa é uma maneira de ter uma renda passiva. Para conseguir seus primeiros resultados, faça um cadastro em plataformas como a Hotmart, Monetizze e Kiwify. Em seguida, escolha umas duas estratégias de vendas. Eu, por exemplo, sou afiliada digital e trabalho com 2 estratégias: Blog + Pinterest.
Veja como aprendi a trabalhar como afiliada:
Outra dica que não posso deixar de te dar é escolher um nicho específico para trabalhar. Foque em ajudar seu público com informações úteis sobre os produtos que promove. Ah, e para entender como ser um afiliado profissional, invista em um bom treinamento. Pois, mais uma vez compartilho a minha experiência: não dá para ganhar dinheiro como afiliado sem ter alguém para te orientar!
Leia também| Como vender no Kiwify
5. Crie um canal no Youtube
Compartilhar suas experiências de viagem em vídeos pode gerar uma boa renda por meio de monetização de anúncios, patrocínios e afiliados. O Youtube é uma boa opção para quem deseja saber como ganhar dinheiro viajando.
Porém, para que o seu trabalho dê certo é preciso constância e qualidade. Com o tempo você terá um retorno significativo. E o que você precisa? Um celular com uma boa câmera e um microfone.
Depois, com o tempo, poderá investir em equipamentos melhores para aumentar a qualidade dos vídeos e engajar a audiência.
6. Ensinar idiomas online
Para quem domina inglês, espanhol ou qualquer outro idioma há possibilidade de dar aulas online. A Udemy e a SuperProf são algumas das plataformas que indico. Criar aulas personalizadas e interativas pode aumentar as chances de conquistar mais alunos. Além disso, os horários flexíveis permitem que você ensine de qualquer lugar do mundo sem comprometer sua rotina de viagens.
Leia também | Como ser professor online: conheça 7 plataformas para trabalhar!
7. Trabalhar como social media
Empresas e empreendedores precisam de ajuda para gerenciar as redes sociais. Se você entende de marketing digital pode prestar esse serviço de forma remota. Para isso, pense em oferecer algo como criação de posts, gerenciamento de anúncios, interação com seguidores e análises de métricas. Dominar ferramentas como Canva e Meta Business Suite pode facilitar o seu trabalho e aumentar sua produtividade.
Por aqui, também uso o Trello. Ele me ajuda com a organização dos clientes, postagens e funciona como uma agenda, me lembrando das atividades que preciso realizar durante a semana.
Leia também | Como trabalhar como Social Media
8. Criar um curso online
Se você tem conhecimento sobre um tema específico, pode criar um curso online e vendê-lo em plataformas como Hotmart, Kiwify e Herospark. Cursos sobre produtividade, marketing digital, finanças pessoais estão entre os mais procurados.
A vantagem é que os cursos online são criados uma única vez e você terá uma renda passiva com isso. Claro que você pode, com o tempo, inserir mais conteúdos e atualizar o curso. Mas isso será com você! Investir tempo na criação de um bom material pode garantir um fluxo contínuo de vendas no futuro.
9. Escrever e vender e-books
Se você gosta de escrever, pode publicar e-books na Amazon Kindle e gerar renda. Aproveite a sua viagem e faça algo para orientar os turistas, por exemplo. Também vale a pena pensar em assuntos voltados ao desenvolvimento pessoal.
A Amazon Kindle Direct Publishing (KDP) permite que qualquer pessoa publique seus próprios livros. Além disso, investir em um bom design de capa e estratégias de marketing pode aumentar suas vendas.
10. Fazer traduções
Essa é mais uma dica para quem quer saber como ganhar dinheiro viajando. O tradutor oferece serviços em sites como Fiverr e Upwork. Muitas empresas precisam de traduzir documentos, legendar vídeos e adaptar conteúdos para diferentes idiomas.
Esse trabalho pode ser feito de qualquer lugar do mundo, desde que você tenha um bom domínio do idioma e ferramentas como Google Docs e softwares de tradução assistida. Esses recursos ajudam a otimizar o tempo e garantem um serviço de qualidade.
11. Trabalhar como nômade digital em empresas remotas
Atualmente, muitas empresas contratam funcionários remotos. Você pode buscar vagas em sites como RemoteOK, por exemplo. Essas empresas oferecem oportunidades para diversas áreas, como atendimento ao cliente, TI e marketing.
Trabalhar remotamente oferece estabilidade financeira enquanto você viaja. O ideal é buscar oportunidades que se alinhem com suas habilidades e experiências.
12. Oferecer consultoria online
Você tem alguma experiência profissional? Então, pode oferecer consultorias online e ajudar pessoas ao redor do mundo. A consultoria pode ser sobre viagens, negócios, finanças, saúde ou qualquer outro nicho que se tenha conhecimento.
As reuniões podem ser feitas por video chamadas, e você define horários e preços conforme sua disponibilidade. Plataformas como Clarity.fm ajudam a conectar consultores a potenciais clientes.
13. Trabalhar como pet sitter
Gosta de pets? Que tal cuidar deles enquanto viaja? Serviços como DogHero podem te ajudar a se tornar um dog walker, ou seja, passeador de cães. Essa é uma ótima alternativa para economizar com hospedagem, já que muitos anfitriões oferecem moradia gratuita em troca de cuidado com os pets.
14. Criar uma loja virtual
Outra dica é criar uma loja virtual e poder administrar de qualquer local que quiser.
Para ter sucesso neste tipo de negócio, você deve escolher o nicho certo e investir em uma boa estratégia de marketing. Invista também em produtos personalizados e artesanais, pois eles costumam ter uma boa procura.
15. Dirigir para Apps de transporte
Se estiver em um país que permite estrangeiros dirigirem para apps como Uber, essa pode ser uma opção interessante para complementar sua renda.
Antes de começar, é importante verificar as regras locais e requisitos para motoristas, ok? Em alguns casos, pode ser necessário alugar um carro ou obter uma licença específica.
Neste conteúdo você aprendeu como ganhar dinheiro viajando. Viu que é possível fazer várias atividades mesmo depois dos 30. Agora é contigo! Escolha uma ou mais ideias e invista nelas. Quer mais dicas como essa? Fique sempre por aqui no blog Empreender Depois dos 30!
Sobre o Autor
0 Comentários